Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Capitonidae
 Bonaparte, 1838
Espécie: C. niger

Nome Científico

Capito niger
(Statius Muller, 1776)

Nome em Inglês

Black-spotted Barbet


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Capitão-de-bigode-carijó

O Capitão-de-bigode-carijó é uma ave da ordem dos Piciformes, da família Capitonidae.

Seu nome significa: do (latim) capito, caput = cabeça grande, cabeçudo, cabeça; e do (latim) niger = preto, preto brilhante. ⇒ Cabeçudo preto brilhate.

É conhecido também como Caboclo-de-bigode, Caboclo-velho e Roncador.

Características

Mede cerca de 17,5 cm de comprimento. Fronte e garganta escarlates. O macho apresenta as costas uniformemente pretas, o peito e a barriga amarelos com poucos pontos pretos nas laterais; a fêmea possui costas pretas estriadas de branco, peito e barriga branco-amarelado com diversos pontos e estrias pretas.

Subespécies

Não possui subespécies.

Alimentação

Vive aos pares ou em pequenos grupos nos galhos superiores das árvores, examinando cuidadosamente a folhagem em busca de insetos ou alimentando-se de frutos. Ocasionalmente desce ao nível inferior da floresta em busca de arbustos com frutos.

Reprodução

Faz ninho cavando buracos em troncos de árvores mortas, entre 8 e 12 m de altura. Põe geralmente 3 a 4 ovos brancos, uniformes e brilhantes em um colchão de serragem, produzidos pelas próprias aves, no fundo da cavidade do ninho.

Hábitos

É localmente comum na copa de florestas de terra firme (no interior e nas bordas), florestas de várzea e capoeiras altas. É ouvido com freqüência, embora dificilmente seja visto. Encontrado aos pares ou em pequenos grupos nos galhos superiores das árvores. Acompanha bandos mistos de frugívoros.

Voz: Rouca e compassada, lembrando a do udu, Momotus ( canto ); “trra-trra”, bem duro e baixo ( chamada ). Um ou vários machos cantam com a cabeça arqueada para baixo erguendo a cauda a cada nota emitida.

Distribuição Geográfica

Amazônia brasileira, ao norte do Rio Amazonas para leste até o Amapá e, ao sul, desde o Acre (Rio Juruá) em direção leste até o Rio Madeira. Encontrado também das Guianas e Venezuela à Bolívia.

Status de conservação: LC ( IUCN ).

Referências

Galeria de Fotos